sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Evolução Histórica dos meios de comunicação

           A comunicação Humana ao longo dos tempos tem sofrido grandes alterações e consecutivamente as alterações ao nível da educação.

      A comunicação que no inicio se fazia só através de gestos e sons muito pouco perceptíveis e em que a educação era baseada na transmissão hierárquica desses mesmos conhecimentos, pouco mais havia para aprofundar os conhecimentos a não ser com a vivencia interpessoal. Com o passar dos tempos o Homem foi aprofundando os seus saberes e começou a utilizar a escrita para se exprimir ,primeiramente através de formas muito elementares ( pinturas nas paredes e símbolos ) posteriormente a associar imagens  aos símbolos. Os seus conhecimentos foram  se aprofundando cada vez mais e com uma velocidade cada vez maior , até ao dia de hoje em que a comunicação está presente na nossa vida em todo o momento e das mais variadas formas, tal como podemos ver  no vídeo que vemos a seguir:     

        Para  Jean Cloutier na sua perspectiva Histórica da comunicação  existem quatro fases : comunicação interpessoal , comunicação de elite , comunicação de massas e comunicação individual.

A comunicação interpessoal - é o processo de criação de relações sociais entre pelo menos duas pessoas que participam num processo de interacção. A comunicação interpessoal é caracterizada pela linguagem de exteriorização , o Homem exprime-se pelo seu corpo : gestos ou palavras , neste contexto o Homem é o único médium de comunicação, a esta fase podemos fazer corresponder a estrutura educativa Familiar . Este meio de comunicação é o mais antigo existe praticamente desde o inicio da Humanidade, pois era no seio da Família que eram transmitidos os conhecimentos  hierarquicamente. Neste contexto a única mediação possível da passagem de conhecimentos era o contacto directo entre os membros da família, aprender significava alcançar uma entidade comunitária . Tudo era ocasião para aprender com o objectivo de assegurar a sua sobrevivência e subsistência ( caçar , pescar , semear , etc.) e também heranças culturais ( mitos e costumes ).                                    

Antes da existência da escrita as mensagens só poderiam passar de boca em boca daí surgir a necessidade de uma pessoa para transportar essa mensagem para sítios mais longínquos – surge assim o Mensageiro.  

                  

       Com o passar do tempo o Homem começa a desenhar figuras relacionadas com o que vê no seu meio, surge também  a necessidade de começar a associar sons aos símbolos de forma a transmitir o conhecimento aos seus sucessores por meio da escrita, a partir desde momento surge a comunicação de Chamamos : Comunicação de Elite linguagem esta a que Jean Cloutier chamou “ linguagem de transposição” são exemplo ; o desenho, o esquema e sobretudo a escrita fonética. A este fenómeno da comunicação da elite associamos a Escola enquanto estrutura educativa , esta surge na sequencia lógica do progressivo uso da linguagem escrita, e da crescente complexidade das sociedades . 

          Com a utilização e especialização  da escrita torna-se necessário a especialização de pessoas nesta área e surge a necessidade também de locais próprios para transmitir esses conhecimentos, surge então a escola como local determinado para a aprendizagem pela escrita. A aprendizagem deixa de ser não só no ambiente familiar mas também em sítios próprios para esse fim. 

       Com o aparecimento da imprensa ( 1455 – Gutemberg),  e com o desenvolvimento cada vez maior dos meios de informação e comunicação (livros , jornal , radio , Tv , etc. ) surge assim a comunicação designada de : Comunicação de massa e com ela surge uma nova fonte de aprendizagem além da Família e da escola um novo agente de transmissão de conhecimentos e de atitudes ao qual chamamos “escola paralela “, com esta escola qualquer pessoa pode aceder livremente aos conhecimentos / aprendizagem individualmente através dos meios que lhes são disponibilizados( media ), não quer dizer contudo que esta escola venha substituir a anterior , mas sim complementá-la.

                  

         Com o aparecimento de todos estes meios de comunicação, e novas linguagens  “self-media “ , meios estes que são acessíveis a todos nós o homem já não é informado , ele informa e se informa é o ponto de partida e o ponto de chegada de toda a comunicação/ informação , o Homem auto- educa-se , neste contexto o papel tanto do Professor como do aluno altera-se, o Aluno tem acesso a uma  aprendizagem autónoma, o contacto com todos estes meios de informação dão-lhe a possibilidade de aceder ao saber por si próprio sempre que lhe apetecer e como o desejar . Para o Professor fica liberto das funções meramente informativas , para exercer funções formativas .

 

 

Publicado por Inácia Morgado

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