sábado, 12 de dezembro de 2009

Trabalho de Epistemologia da Comunicação

Compreender a epistemologia da comunicação, implica entender conceitos centrais que lhe estão associados e que sem eles o processo de Comunicacão ficaria muito limitado e não faria sentido. Assim é importante perceber com clareza o significado e a operacionalidade desses mesmos conceitos para que haja uma boa comunicação, conceitos estes que são os seguintes: entropia, ruído, redundância, informação e comunicação e a distinção entre estas ultima duas.
Vou começar por fazer a distinção entre as palavras informação e comunicação, pois são dois termos que associamos com muita frequência e que na verdade tem significados bem distintos.
Comunicação – todos nós temos presente sempre que se fala em comunicação que tem que haver pelo menos duas pessoas para que este fenómeno se concretize, logo a comunicação é um processo de natureza relacional e promove a interacção. Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a Comunicação pode ser verbal, não verbal e mediada.

Comunicação verbal Comunicação não verbal







Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação nos seus diferentes contextos: Interpessoal, pequenos grupos ,comunicação no seio das organizações e por fim a comunicação de massas.

Informação é um termo com muitos significados dependendo do contexto, mas como regra é relacionada de perto com conceitos tais como significado, conhecimento, instrução, comunicação, representação e estímulo mental. Declarado simplesmente, informação é uma mensagem recebida e entendida.

Ruido-No senso comum, a palavra ruído significa barulho , som ou poluição sonora não desejada, que nos afecta
Quando estamos a comunicar, quer estejamos a falar frente a frente com outra pessoa, quando estamos
ao telefone, ou mesmo quando estamos num bar que queremos falar com outra pessoa e o barulho nos
incomoda.







Redundância - É um termo muito próximo e relacionado com o termo Informação , numa mensagem é informação previsível ou convencional. A informação do ponto de vista da Teoria da Informação a redundância é repetição de informações, cuja função é a de proteger as mensagens de qualquer sistema de comunicação contra possíveis falhas. A redundância está presente tanto na interacção quotidiana de duas pessoas, quanto na transmissão de dados de telecomunicações. Pode-se concluir que esta constitui um excesso de informação na mensagem. O oposto de Redundância é a Entropia sendo que esta tem uma previsibilidade reduzida

Entropia-A teoria da informação diz que quanto menos informações sobre um sistema, maior será sua entropia .

Sem comentários:

Enviar um comentário